quinta-feira, setembro 26, 2013

Saiba quem são os vencedores do Prêmio Bom Exemplo Maringá


Nos do blog Wellington Lima parabenizamos o professor Luciano pelo premio de 1º Lugar de bom exemplo do Paraná.

Com certeza este prêmio ,só nos que somos pais e temos nossos filhos nas escolas de Sarandi-Pr sabemos o tanto que esta escola e um modelo não só em sarandi,mais, para o estado,e temos orgulho em saber que nossos filhos estão em um colégio estadual ,com qualidade de ensino.



Vencedores de Educação e Cidadania foram apresentados em Maringá

Todos os 10 finalistas são vencedores do Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Todos os 10 finalistas são vencedores do Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Mais de 30 mil votos do público definiram a classificação final do Prêmio Bom Exemplo Maringá. Os vencedores de cada categoria foram revelados em uma cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (25), em Maringá.
Confira abaixo a classificação final das categorias Educação e Cidadania
Categoria Educação
1º lugar: Luciano Pereira dos Santos
Luciano Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
O professor é diretor da Escola Estadual Helena Kolody, em Sarandi. Quando assumiu o cargo, encontrou um cenário bastante complicado, com problemas disciplinares e sociais como drogas, violência e até prostituição infantil. Para mudar a realidade da escola, Luciano convocou a sociedade e liderou a revitalização do ambiente, que, hoje, é modelo de educação no município.

2º lugar: Lucas Fernandes Cardoso
Lucas Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Lucas, de 19 anos, cursa a graduação em engenharia em Maringá. Mas mesmo assim, ele mantem contato com a Escola Estadual Parigot de Souza, onde ele presta ajuda a estudantes do colégio com aulas de reforço. Lucas dá dicas de redação, um fantasma muito temido por aqueles que fazem o vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

3º lugar: Sharlene Davantel Valarini
Sharlene Prêmio Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Ao ter contato com um aluno que tinha dificuldades para enxergar, a professora Sharlene decidiu criar o projeto Pela Luz dos Olhos Teus. O objetivo é levar a beleza da poesia a deficientes visuais. No começo, ela produzia livros em braile, mas muitos alunos não sabiam ler com a técnica. Por isso, os esforços se voltaram para a produção de áudio livros, que encantam os alunos e permitem que eles conheçam a poesia.

4º lugar: Josepha Perez
Josepha Peres Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Josepha se aposentou e deixou de lecionar há alguns anos. Mas isso não a afastou da educação. A ex-professora decidiu montar, em casa, uma biblioteca. Em quatro anos de biblioteca, Josepha reuniu um acervo respeitável: um total de quatro mil livros estão à disposição das crianças, que frequentam a casa para ler, interagir, ouvir histórias e até comer um bolo!

5º lugar: João Araújo Neto
João Araújo Prêmio Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Quando se mudou para um conjunto popular de Maringá, e se deu conta da falta de oportunidade para as crianças da comunidade, João começou a reunir a garotada para brincadeiras com bola. Este foi o início de uma escolinha de futsal que já tem mais de 20 anos de existência e ensina muito mais do que futebol para os meninos: eles ganham lições para a vida toda.

Categoria Cidadania
1º lugar: Marta Leitner
Maria Leitner Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Marta Leitner, de Campo Mourão, é a idealizadora do projeto Casa das Fraldas. Marta conta que a ideia nasceu em sala de aula. Ela falava aos alunos sobre projetos sociais. Eles perguntaram à ela uma boa iniciativa para ser colocada em prática. Daí nasceu a ideia, que foi abraçada pelos alunos. A produção da Casa já fez a diferença na hora de ajudar em situações de calamidade pública.

2º lugar: Fernando Reis
Fernando Reis Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Ele é o presidente da Casa de Apoio aos Doentes de Câncer de Campo Mourão. Em 10 anos, a casa de Fernando Reis recebeu 15 mil pessoas e serviu 52 mil refeições. A comida produzida na casa de apoio é encaminhada para os setores de oncologia, pediatria e medicina do rim da Santa Casa de Campo Mourão. A casa também recebe pessoas de outras localidades, oferecendo leitos e abrigos.

3º lugar: Zulmira Genaro Baptista
  •  
Zulmira Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Zulmira Genaro, de Astorga, é a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Astorga. A Rede é uma entidade sem fins lucrativos e que atende a mais de 150 pacientes no município. Ela existe há 13 anos, e durante todo esse tempo, Zulmira esteve envolvida com o trabalho da instituição. A Rede, que dá cestas básicas, alimentação especial e até fraudas para as famílias.

4º lugar: Jacyra Machado
  •  
Jacyra Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)Iracema Machado representou a irmã, Jacyra Machado
Jacyra Bueno Machado, de Campo Mourão, mudou de profissão para poder cuidar de crianças como mãe social. Há 40 anos, ela foi trabalhar como costureira. Essa opção lhe trouxe um vazio: "Eu me questionava, sentia que devia fazer algo de mais importante", conta. Jacyra diz que não via sentido em apenas trabalhar para ganhar dinheiro.

 

5º lugar: Armando Redemerski
  •  
Armando Bom Exemplo Maringá (Foto: Divulgação/RPC TV)
Armando Redemerski é um contador que possui uma propriedade no município de Marialva. Tudo que é plantado lá é doado. Em 2010, ele encontrou o lugar ideal e comprou um pedaço de terra no município em que cresceu. "Aí eu tive essa ideia de que tudo que nós produzissemos nesse pedaço de 10 mil metros quadrados seria doado para quem precisa", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário