sábado, agosto 16, 2014

Os 3 tipos mais comuns de Liderança

LIDERAR TAMBÉM É UMA ARTE

Muito se fala de liderança e de que tipo de Líder devemos ser. Conceitos, perfis e atitudes sempre expostos visando uma melhor condução dos rumos de sua equipe em direção ao sucesso


Muito se fala de liderança e de que tipo de Líder devemos ser. Conceitos, perfis e atitudes sempre expostas visando uma melhor condução dos rumos de sua equipe em direção ao sucesso.
Vale ressaltar que a liderança em alto nível acontece naturalmente a partir do momento em que o líder conhece exatamente o que passa com sua equipe e realiza ações baseado nessas informações.
Respeito e confiança também são de extrema importância para o relacionamento entre líder e liderado. Somado a isto o líder deve-se adequar as diferentes situações do cotidiano, a fim de tomar as melhores decisões para o seu time.
Bom, vamos aos 3 tipos mais comuns de liderança:
1 – Líder Autoritário
Ainda vemos aos montes por aí. A sua liderança é focada apenas na execução das tarefas, baseando-se em regras.
Leva-se em consideração apenas a opinião do Líder e jamais considera-se o que o liderado tem a dizer. É o famoso “Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”
Ou seja, o líder define, diz como fazer e quem o fará sem perguntar nada a ninguém, logo pode acontecer de se ter um liderado desenvolvendo uma atividade fora do seu perfil.
Normalmente este tipo de líder tem uma equipe desmotivada, pois seus liderados não conseguem enxergar evolução em suas atividades muito menos em suas carreiras.
Esta liderança aparece, normalmente, em momentos de crise.
Este tipo de líder tem como principais características: Liderança na base do poder, processual, não dá feedbacks, ouve muito mal e é excelente para momentos de crise extrema.
2 – Líder Democrático
Esse tipo de liderança, ao contrário do líder autoritário, é totalmente focado nas pessoas, principalmente em seus liderados, pois todos são estimulados a colaborar, inovar, dar sugestões, ou seja, participar efetivamente das decisões da equipe.
Mesmo o liderado tendo espaço e voz na equipe, o líder deve ter a ciência de que a responsabilidade pelos resultados da equipe é exclusivamente sua, ou seja, deve-se acompanhar e gerenciar as expectativas de todas as atividades em andamento.
O Líder democrático consegue desenvolver outros perfis de liderança e pode exercer uma liderança servidora ou uma liderança pelo exemplo.
As principais características desta liderança são: Visão do futuro, autoconhecimento, sempre dá feedbacks, deixa um legado positivo, orienta a carreira de seus liderados.
3 – Líder Liberal
Este tipo de liderança consiste em dar total liberdade para os membros de sua equipe, de forma que eles possam realizar suas atividades sem uma supervisão constante, nestes casos se o líder interferir muito, o equipe pode enxergar com maus olhos.
Esta liderança só funcionará em equipes muito experientes, com profissionais altamente qualificados e que o líder confie plenamente na qualidade de suas atividades, pois estes profissionais se sentem mais a vontade para realizarem estas sem que haja uma figura controladora em seu “cangote”.
Mais uma vez, isso não quer dizer o líder se isente do resultado final das atividades de sua equipe, lembre-se você sempre será o responsável.
Esta liderança possui como características principais: Pequenas influências, não se envolve no trabalho da equipe, não traça planos.
Enfim, você irá se perguntar: “Mas, que tipo deve ser?”
Eu te responderei: “Todos!”
Isso mesmo! Todos! Inclusive o Líder autoritário!
Mas, é claro…guardada as devidas proporções.
Dentro de sua equipe você terá todo o tipo de profissional: O Experiente, O Motivado, A Estrela, O Perdido, O Desmotivado, O Influenciador. E você tem de saber lidar com cada um deles.
Eu diria que você deve ser:
  • 80% Democrático
  • 15% Liberal
  • 5% Autoritário
Estes percentuais são um média que consegui calcular baseado em todas as equipes que já trabalhei.
O grande maioria das equipes são bem heterogêneas.
Ahhh, quando ser um líder autoritário? Em momentos de crise extrema, onde você precisará resolver com urgência.
Por exemplo: Um cliente importantíssimo de sua consultoria teve uma “pane” em seu servidor de produção e isto impacta diretamente a sua exploração de Oléo. Ora….o líder tem de tomar uma atitude imediata, escolher os funcionários sem muita conversa e dizer o que tem que ser feito.
Se conheça e conheça sua equipe que você será um grande líder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário