O Líder é alguém em constante evolução. Ele sabe que a sua equipa exige muito de si todos os dias e que ele precisa de melhorar as suas capacidades se quiser manter-se no topo. Lidamos com isso todos os dias com inúmeros Líderes que fazem parte do nosso workshop Líder Treinador e neste artigo, vamos compartilhar consigo 3 perguntas chave que deve fazer se quiser tornar-se num líder mais forte.

Pergunta 1: O que não estou a dizer que precisa ser dito?

Muitas vezes, por medo de criarem problemas ou desmotivarem os membros da sua equipa, os Líderes acabam por não fazerem algumas perguntas que são essenciais para a boa performance dos seus vendedores.
Enquanto Líder, deve ser capaz de realizar todo o tipo de perguntas sem qualquer receio. Obviamente, tem que saber fazer a pergunta certa no momento exato. Seguir a antiga regra de “elogie em público, repreenda em privado” pode ajudar.

Pergunta 2: O que estou a comunicar e que não está a ser aplicado?

Por vezes existam mudanças que pretende fazer na empresa…mas que ninguém aplica! Nesse momento, o Líder começa a enfrentar um problema de comunicação muito grave. É importante que crie o hábito da sua equipa cumprir aquilo que propõe, de forma a ver a sua posição enquanto Líder reforçada.
Reflita: de todas as tarefas que nas últimas semanas delegou à sua equipa, quantas foram cumpridas?

Pergunta 3: O que está a ser dito e que eu não estou a ouvir?

O processo contrário também deve acontecer: deve prestar atenção àquilo que a sua equipa diz! Ouvir a equipa é tão importante como prestar atenção ao que os seus clientes dizem. Eles são a “ligação” entre os clientes e a sua empresa.
Uma forma de ouvir com mais atenção a sua equipa é fazendo reuniões periódicas em que o seu objetivo é apenas ouvir aquilo que a sua equipa tem para dizer. Quando tiver essa reunião, não critique as ideias nem debata, apenas oiça. Desta forma, torna toda a comunicação da sua equipa mais livre e sem receios.

Pergunta Bónus: Será que estou a ser orientado da melhor forma?

Esta é uma pergunta extra, mas igualmente importante. Tal como explicamos neste artigo, muitos líderes não são bem sucedidos porque não receberam qualquer preparação para serem Líderes. Por isso, convidamo-lo a refletir e pensar se está realmente a ser orientado da melhor forma enquanto Líder. Se precisar de melhorar os seus resultados, clique aqui e saiba como a Sucesso em Vendas pode ajudá-lo a evoluir.
Boa semana,