sábado, agosto 20, 2016

20 Coisas que Um Líder Faz e que Detonam a Equipe de Vendas.


Quais são as piores coisas que um líder pode fazer para acabar com a motivação e o resultado da sua equipe, e que você pode estar fazendo neste exato momento sem perceber?

Quem responde a esta pergunta é o grande mestreRaul Candeloro, editor-chefe da RevistaVendaMais, a quem admiro muito e tive a honra de entrevistar, e compartilho agora com você.
Neste papo riquíssimo ele cita as 20 Coisas que um Líder, ou uma Líder, faz e que detonam a equipe de vendas. Para ajudar você, eu relacionei abaixo quais são estas terríveis 20 atitudes da lista. Porém para saber como corrigir estas falhas e acessar outras dicas e estratégias que vão impactar diretamente no seu resultado e levar você à Alta Performance em Vendas, eu recomendo que você assista o vídeo abaixo até o final.

1. Falta de Controle Emocional do Líder

O chefe que faz cobranças excessivas, ameaças ou até demonstra desânimo frente aos vendedores. Não têm inteligência emocional para conduzir uma equipe.

2. Falta de Confiança na Equipe Comercial

Através do excesso de controles não deixa a equipe respirar. Quer saber de tudo que se passa em cada negociação, muitas vezes tomando a frente do vendedor ou vendedora.

3. Excesso de Centralização

Tem um pouco a ver com o item 2. É aquele líder que tem dificuldade de delegar e muitas vezes é autoritário.

4. O Líder Imune ao Feedback

Aquele tipo de pessoa que reage muito mal a qualquer feedback, crítica ou sugestão.

5.Mudanças Excessivas

Pular de um galho para o outro a todo momento, sem qualquer planejamento.

6. Comunicação Falha

Através da falta de um feedback estruturado e organizado para a equipe e pela falta de reconhecimento ao trabalho dos vendedores, focando sempre no negativo.

7. Mentiras e Falsas Promessas

Aquele líder que promete e não cumpre, enganando seus vendedores.

8. Favoritismo (Falta de Meritocracia)

Aquele líder que na hora de reconhecer ou repassar listagem de clientes ou dividir a carteira ou a região de atuação acaba privilegiando alguns vendedores com base em critérios “não profissionais”.

9. Falta de Metas Claras

O que se espera do vendedor e como fazer para atingir? Muitos líderes não deixam isso claro.

10. Falta de Estratégia e Planejamento

Muitos líderes tem grande garra e coração, mas falta conhecimento de ferramentas para planejar sua estratégia e atingir os objetivos

11. Distanciamento da Equipe

Aquele líder que não está próximo do seu time e não sabe o que está acontecendo no dia a dia da sua equipe.

12. Falta de Conhecimento do Líder

Desconhece o produto ou serviço que vende, não tem noção de como funciona o mercado em que atua, ou não sabe como operam os processos internos da empresa.

13. Terceirização da Culpa

Este é o líder que a culpa nunca é dele ou dela, que não assume a responsabilidade quando há algo errado. E também cobra sem dar condições de melhoria.

14. Demora em Dar Retorno ou Tomar Decisões

É o líder gargalo. As coisas sempre enroscam nele, e a capacidade da empresa nunca será maior que o tamanho do líder.

15. Excesso de Reuniões

Tirar o time de campo para encontros longos, sem foco e improdutivos.

16. Muita Burocracia para Aprovar/Rejeitar Vendas

O vendedor tem a sensação que a empresa está contra ele e não a favor quando muitas vendas se perdem nos processos de alçada da companhia.

17. Enrolar ou Atrasar o Pagamento de Comissão

Mexer no bolso do vendedor é confusão na certa. O que é combinado, nunca é caro.

18. Reconhecer Vendedores Antiéticos

Se a empresa premia aquelas pessoas que fazem maracutaia nas campanhas de vendas, acaba incentivando este tipo de comportamento, e desmotivando os vendedores que foram corretos nos procedimentos.

19. Foco no Faturamento Contra o Relacionamento de Longo Prazo com o Cliente

O líder que cobra o vendedor para empurrar produtos no comprador, contra a cultura de um bom atendimento e à satisfação do cliente.

20. Líder Apático e Sem Força Interna

Pessoa fraca e que não defende os vendedores na relação com as outras partes da empresa como logística, faturamento, RH, marketing, etc.
E você? Acrescentaria mais alguma coisa nesta lista?

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